A partir do dia 01 de Janeiro de 2009 a Rentconde passou a designar-se comercialmente por Rentea® Vehicle Rental. Dois anos e algumas dezenas de papeis depois, conseguimos registar a nova marca que muito nos orgulha. Aquilo a que normalmente chamamos “Marca Registada”.

Mudar o nome… Mas porquê?
Porque quando a Rentconde foi criada, em 1992, apenas pretendia
alugar automóveis na zona de Vila do Conde, pois foi onde nasceu eonde ainda hoje é a Sede da empresa. A Rentconde era uma empresa Local.
Com o passar dos tempos, a Rentconde foi crescendo e passou a trabalhar em outros concelhos por exemplo Paredes, Felgueiras, Famalicão e Viana do Castelo, mantendo no entanto a sua Sede em Vila do Conde. A Rentconde passou a ser uma empresa Regional. Ao tornar-se uma empresa mais regional, aconteceu que:
– O nome RentCONDE fazia todo o sentido em Vila do Conde, mas
não nas restantes localidades onde a Rentconde tem outros escritórios;
– Algumas vezes fomos acusados de sermos “estrangeiros”, apenas
porque o nosso nome dizia claramente que éramos de Vila do Conde. Isso criava dúvidas no consumidor, que eventualmente optaria por outras empresas do ramo;
– A marca Rentconde não tinha força, e o RentCONDE pressupunha
que a empresa era extremamente pequena, local apenas. Não é que a empresa seja grande, mas onde está orgulha-se de prestar um bom serviço.
 
Mudar o nome… Mas como?
Desde já é preciso esclarecer que Rentconde não fechou nem foi comprada por um grande grupo estrangeiro!
Isto porque:
– Os proprietários e os colaboradores são os mesmos;
– As instalações e os todos contactos são os mesmos;
– O número de contribuinte é o mesmo, ou seja, para efeitos de Bancos, Impostos e Justiça o nome da firma mantém-se como Rentconde, Lda.
 
Alguns exemplo do dia-a-dia (mas a que normalmente não prestamos atenção):
 
A marca SKIP® é uma marca detida e utilizada pela firma UNILEVER para comercializar o seu produto para lavagem de roupa. Já reparou na caixa do detergente?
 
A marca MEO® é uma marca detida e utilizada pela firma PT Comunicações para prestar o seu serviço de Televisão Digital. Já reparou na factura que recebe todos os meses?
 
Já para os mais antigos… Lembra-se da marca Restaurador Olex®…
Era (e ainda é) uma marca detida pela firma Couto, S.A. (sim a mesma empresa da Pasta Medicinal Couto®) para comercializar o seu produto de restauro da côr do cabelo. Como pode ver, já nos idos anos 60, tínhamos uma firma que detinha uma marca.
 
No nosso caso, é igual…
A marca RENTEA® é a marca detida e utilizada pela firma RENTCONDE para a prestação do serviço de aluguer de automóveis sem condutor, vulgarmente conhecido por “rent-a-car”.
 
O que quer dizer isso de “vehicle rental”? E porquê em Inglês?
O nome generalizado e internacional para aluguer de automóveis
é “rent-a-car”. Como por exemplo… “take-away”! Ao ouvir ou ver a
expressão “take-away”, sabe logo que pode levar a refeição para casa. Tal como quando ouve ou vê a expressão “rent-a-car”, a pessoa sabe que pode alugar um automóvel sem “motorista”.
“Rent-a-car” é simplesmente alugue-um-carro. Como a Rentea pretende ser diferente e não queria usar o termo que todas as outras empresas do ramo usam (rent-a-car) e também porque
não aluga apenas carros mas também aluga também furgões para
transporte de mercadorias, decidimos utilizar o termo Veículos. Assim nasceu o Vehicle (Veículo) Rental (Aluguer) – Aluguer de veículos. Sendo o inglês a língua universal e do futuro, decidimos usá-lo no descritivo da nossa marca – Vehicle Rental.
 
O que é isso “Commitment and Flexibility”? E porquê em Inglês? Outra vez!?
Commitment and Flexibility significa em Português Compromisso e Flexibilidade. Estes são os nossos dois grandes princípios…
 
Compromisso, porque você sabe…
– Que nós assumimos um compromisso consigo e que vamos cumpri-lo;
– Que nós somos uma empresa com 18 anos de experiência;
– Que não somos aquela empresa que lhe promete “mundos e fundos” e você acaba de mãos-vazias;
 
Flexibilidade, porque você sabe…
– Que se necessita de um pouco mais de tempo para o seu aluguer
não paga mais por isso;
– Que se necessita do carro fora de horas, nós estamos aqui para o
entregar ou para o receber;
– Que somos tão flexíveis que lhe alugamos um veículo comercial por uma manhã ou uma tarde;
 
O Compromisso e a Flexibilidade são valores antigos da empresa, nos quais sempre acreditamos. Quando assumimos um compromisso consigo temos medo de vir a falhar e a vergonha de eventualmente já alguma vez termos falhado. E não somos rígidos, quadrados… somos flexíveis porque o cliente é o nosso melhor património. E claro… em inglês! É a língua do futuro!!